O programa Caminhos da Educação, realizado pela Prefeitura de Feira de Santana, na Bahia, com o apoio da Associação Bem Comum (ABC), visa assegurar a alfabetização das crianças na idade certa e a aprendizagem adequada das competências das séries iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). O programa, que foi lançado na última sexta-feira (24), envolve três eixos principais: avaliação, formação e acompanhamento das unidades escolares e estudantes.
O evento de lançamento aconteceu durante a abertura oficial do ano letivo do município e foi transmitido virtualmente pelo YouTube para os profissionais da Rede Municipal de Educação. A secretária de Educação, Anaci Paim, destacou que o lançamento do programa está associado a uma série de outras medidas para trazer melhorias nas escolas, como: ampliação e reforma das unidades escolares, aquisição de novos recursos pedagógicos e aprimoramento da alimentação escolar.
“O Caminhos da Educação é um projeto de relevância para, dentre outras coisas, viabilizar o diagnóstico do desempenho do nosso aluno, em especial, a aquisição de habilidades e competências do 1º ao 5º ano, e que servirão também para orientar melhor a formação em serviço”, explicou a secretária. Sobre o apoio da ABC, ela ressaltou que “a organização parceira tem uma experiência muito grande em outras localidades do país e com um referencial muito positivo conquistado pela legitimidade dos resultados”, finaliza.
Durante o lançamento, Silvia Monteiro, coordenadora estadual do Programa Educar pra Valer (ABC), realizou uma palestra sobre os eixos e como o programa será desenvolvido em Feira de Santana. “Juntos colocaremos em prática alinhamentos e intervenções necessárias para fortalecer o que já vem sendo desenvolvido no município, vamos trazer experiências exitosas já implementadas no Brasil. Nosso principal objetivo é apoiar redes que tomam a decisão de ter a educação como prioridade e por isso estaremos juntos nessa caminhada”, ressaltou Silvia.
Fotos: Sara Silva