Bahia

O Estado faz parte do Programa Educar pra Valer e tem 9 municípios adesos: Alagoinhas, Camaçari, Eunápolis, Guanambi, Mata de São João, Porto Seguro, Salvador, Simões Filho e Vitória da Conquista.

Escolas atendidas por município

Alagoinhas: 76

Camaçari: 102

Eunápolis: 27

Guanambi: 23

Mata de São João: 34

Porto Seguro: 83

Salvador: 331

Simões Filho: 46

Vitória da Conquista: 72

Ano da implementação

Alagoinhas: 2019

Camaçari: 2019

Eunápolis: 2021

Guanambi: 2021

Mata de São João: 2019

Porto Seguro: 2021

Simões Filho: 2021

Salvador: 2021

Vitória da Conquista: 2018

Público impactado pelas ações do progama:

8.732 escolas, 421.895 alunos, 8.732 gestores e 19.455 professores

Avanços e destaques

Alagoinhas: Evolução no IDEB de 4,2 para 4,7 em 2019; Formação das equipes de Acompanhamento, Superintendência e de Avaliação; Estruturação da política de formação continuada para professores e gestores escolares; fortalecimento da cultura de avaliação e de responsabilização pelos resultados de aprendizagem dos alunos; Foco na alfabetização das crianças na idade certa.Implantação da busca ativa no controle da frequência escolar.Material estruturado do 1º ao 5º ano. 

Camaçari: Evolução no IDEB de 4,8 para 5,1 em 2019; Formação das equipes de Acompanhamento, Superintendência e de Avaliação; Estruturação da política de formação continuada para professores e gestores escolares; fortalecimento da cultura de avaliação e de responsabilização pelos resultados de aprendizagem dos alunos; Foco na alfabetização das crianças na idade certa.Implantação da busca ativa no controle da frequência escolar.Material estruturado do 1º ao 5º ano

Eunápolis: Pactuação política e lançamento do Programa; Estruturação das equipes do Programa; Início da formação de professores; Realização de avaliação diagnóstica e somativa.

Guanambi: Pactuação política; Definição das equipes do Programa; Início do diagnóstico e da sensibilização das comunidades escolares.

Mata de São João: Evolução no IDEB do Anos Iniciais de 5,7 para 5,9. Estruturação das equipes de Acompanhamento Escolar, Formação e de Avaliação; Estabelecimento da política de formação continuada para professores e gestores escolares; fortalecimento da cultura de avaliação e de responsabilização pelos resultados de aprendizagem dos alunos; Foco na alfabetização das crianças na idade certa; Implantação da busca ativa no controle da frequência escolar; e material estruturado do 1º ao 5º ano. 

Porto Seguro: Pactuação política; Definição das equipes do Programa; Início do diagnóstico e da sensibilização das comunidades escolares.

Salvador: Elaboração do Plano de Ação; Formação das equipes de Formadores e de Supervisores Escolares; Realização de formações para professores e gestores escolares; Formação de Supervisores Escolares;Realização da Avaliação de Leitura Oral; Impressão de materiais complementares para alunos e professores.

Simões Filho: Pactuação política; Definição das equipes do Programa; Início do diagnóstico e da sensibilização das comunidades escolares.

Vitória da Conquista: Evolução no IDEB dos Anos Inicias de 4,7 para 5,6. Estruturação das equipes de Acompanhamento Escolar, Formação e de Avaliação; Estabelecimento da política de formação continuada para professores e gestores escolares; fortalecimento da cultura de avaliação e de responsabilização pelos resultados de aprendizagem dos alunos; Foco na alfabetização das crianças na idade certa; Implantação da busca ativa no controle da frequência escolar; e material estruturado do 1º ao 5º ano. 

Resumo das ações para 2022

Seminário Nacional; Seminários Regionais; Formação de professores e de gestores escolares; Formação para  as equipes técnicas da Secretaria; Apoio na proposta de recomposição das aprendizagens dos alunos; elaboração do Plano de Metas das Escolas e Avaliações diagnósticas, formativas e somativas.

educação (educacao.ba.gov.br)

Alagoinhas: SEDUC | Prefeitura de Alagoinhas 

Camaçari: Seduc – Secretaria de Educação de Camaçari (camacari.ba.gov.br) 

Eunápolis: SAI – Serviço – Prefeitura Municipal de Eunápolis (eunapolis.ba.gov.br) 

Mata de São João: Início | SEDUC MSJ (seducmatadesaojoao.com.br) 

Salvador: Secretaria Municipal de Educação | Prefeitura de Salvador 

Vitória da Conquista: http://smed.pmvc.ba.gov.br/ 

Guanambi: Prefeitura de Guanambi – Site Oficial

Porto Seguro: Prefeitura Municipal de Porto Seguro – Portal Oficial.

Simões Filho: Prefeitura Municipal de Simões Filho – BA – Imprensa Oficial com Certificação Digital ICP-BRASIL (simoesfilho.ba.gov.br)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco

comunicacao@abemcomum.org
Avenida Washington Soares, 55 - Sala 707
Torre Empresarial Iguatemi Edson Queiroz
Fortaleza - CE
Cep: 60.811-341

a ABC

Programas

Conteúdos

Todos os direitos são reservados a Associação Bem Comum

Desenvolvido por http://www.idesignce.tech/
Pular para o conteúdo