Luz do Saber

O que é ?

O Luz do Saber é um recurso didático no formato de aplicativo web (programa) criado pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará para apoiar a alfabetização de crianças. Ele é um software de código aberto (em inglês, open-source) e é disponibilizado pela Associação Bem Comum para a utilização livre e gratuita pelos Estados e Municípios parceiros, além do serviço de suporte.

Sugere-se a sua utilização com crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental nos processos de oralidade, leitura e escrita a partir do contato com os diversos gêneros orais, escritos e digitais. O portal possui diversas atividades online, jogos e aplicações voltadas para o desenvolvimento da escrita.

Experiência piloto

Durante a pandemia da Covid-19, o Estado de Sergipe recebeu o apoio da Bem Comum para utilizar o software com as crianças nos anos iniciais em toda a rede pública de ensino no ano de 2022.

Cerca de 150 professores e gestores escolares participaram de formações para utilizarem a ferramenta com o objetivo de recompor a aprendizagem dos alunos dos 1º e 5º anos.

Confira aqui o Relatório Final da experiência.

0
Alunos
0
Escolas

Vídeos tutoriais

A Bem Comum preparou vídeos-tutoriais para ensinar os professores a utilizar a portal e todos os seus recursos didáticos com o intuito de potencializar os resultados na alfabetização de crianças e sempre aliados às outras estratégias dos Programas Educar pra Valer (EpV) e Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC). O Luz do Saber também pode ser instalado nos domínios (servidores) da Secretaria ou da escola. 

Acesse aqui o Fórum destinado aos técnicos da área e desenvolvedores na Linguagem Markdown.

Inovações

Atualmente, o setor de Tecnologia & Inovação da Bem Comum está trabalhando para criar o “Luz do Saber Offline”, uma nova proposta para atender escolas rurais ou em regiões sem acesso à internet

Trata-se de um dispositivo de hardware (appliance) que, conectado a outros equipamentos (como um monitor de computador ou notebook), possibilita o uso do programa. 

Melhorias
  • Intercâmbio de conteúdo entre instâncias do Luz do Saber (em fase de concepção)
  • Luz do Saber offline 
  • Produção de vídeos para formação de professores no Luz do Saber (em andamento)
  • Publicar no site institucional da Bem Comum
Resultados
  • Aplicativo instalado nos domínios da Bem Comum (2022)
  • Documentação
  • Resultado da experiência da Bem Comum em outras instituições (UV e Sergipe)
  • Correção de erros no sistema ( a SEDUC foi beneficiada) 
  • Produção de vídeos sobre o Luz do Saber (https://youtu.be/D0gb1xAw2bE)
  • Escalabilidade para atender 100% dos estados e municípios parceiros
  •  

Fale conosco

comunicacao@abemcomum.org
Avenida Washington Soares, 55 - Sala 707
Torre Empresarial Iguatemi Edson Queiroz
Fortaleza - CE
Cep: 60.811-341

a ABC

Programas

Conteúdos

Todos os direitos são reservados a Associação Bem Comum

Desenvolvido por http://www.idesignce.tech/
Pular para o conteúdo