Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração

0
Total de alunos da rede pública (1º e 2º fundamental) dos 11 estados atendidos

O que é ?

A Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC) é um programa criado em 2019 pela Associação Bem Comum com o propósito de apoiar o poder público estadual no desenho e implementação de uma política de melhoria da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental, com ênfase na alfabetização de crianças.  

Inspirados no Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) do Ceará, buscamos o fortalecimento do Regime de Colaboração entre estados e municípios no processo educacional para que sejam criadas soluções específicas de âmbito estadual e local. 

O intuito é promover transformações que virem política de estado, garantindo sua continuidade independentemente da alternância de governantes. O engajamento dos gestores municipais será imensamente potencializado pela liderança do Estado com o intuito de fortalecer o Regime de Colaboração, induzir um maior nível de compromisso e os mais competentes esforços para garantir a alfabetização das crianças na idade certa. Hoje a PARC está em 11 estados brasileiros. São eles: Alagoas, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul e Sergipe. Esses estados totalizam 1859 municípios e mais de 1.220.000 alunos do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental da rede pública.

Como opera?

A proposta da Parceria PARC está fundamentada na premissa de que o sucesso do Programa em cada estado depende de um desenho sistêmico que integre essas estratégias:  

– Compromisso Político e Técnico;  

– Cooperação e Incentivos;  

– Avaliação e Monitoramento;  

– Formação de Professores e Gestores;  

– Material didático estruturado; 

– Fortalecimento da Gestão Municipal e Escolar;  

– Comunicação e engajamento pelo diálogo;  

– Governança Participativa;  

– Institucionalização; 

Isso tudo levando para a alfabetização de todas as crianças até o final do 2° ano do Ensino Fundamental.   

Tendo por base essas estratégias, apresentamos um modelo de componentes e macro ações como referência para a estruturação do Programa Estadual:  

– Aplicação censitária de avaliação diagnóstica de leitura (fluência) no 2º ano do ensino fundamental no início do ano letivo;  

– Assessoria para o desenho e estruturação do programa estadual. Contribuição para o desenho específico das principais ações do Programa, incluindo legislações, incentivos, lançamento, governança, formação de professores e gestores, material didático, avaliação e monitoramento, comunicação e engajamento, plano de trabalho das regionais;  

– Formação das equipes técnicas da Secretaria e Regionais Apoio nas atividades de implementação com até 2 articuladores locais residentes na secretaria (seleção Vetor Brasil); 

O trabalho junto aos estados é desenvolvido por meio de prestação de serviços de consultoria e gestão pela Associação Bem Comum.  

São três níveis de prestação de consultoria:  

– Consultoria Estratégica; 

– Consultoria Temática; 

– Consultoria de Base Territorial; 

Resultados alcançados

Com 1.220.000 alunos da rede pública dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental atendidos pelo PARC em 11 estados brasileiros: AL, AP, ES, MS, MA, PE, PI, SE, GO, MT, RS.

Iniciados em 2019:   

  • 1. Amapá
  • 2. Espírito Santo
  • 3. Pernambuco
  • 4. Sergipe 

Iniciados em 2020:   

  • 5. Alagoas
  • 6. Goiás
  • 7. Maranhão
  • 8. Mato Grosso do Sul
  • 9. Piauí  

Iniciados em 2021:   

  • 10. Mato Grosso

Iniciados em 2022:   

  • 11. Rio Grande do Sul
Mapa do Brasil SVG

Com quem fazemos nosso trabalho? 

Galeria

Fale conosco

contato@site.abemcomum.org
Avenida Washington Soares, 55 - Sala 707 - Fortaleza - CE
Torre Empresarial Iguatemi Edson Queiroz Cep: 60.811-341