Seminário Educar pra Valer reúne gestores públicos para conhecer o modelo educacional de Sobral (CE)

Encontro será realizado nos dias 30 de junho e 01 de julho com a participação de gestores de municípios de 11 Estados e programação com painéis, palestras e visitas a escolas

Prefeitos/as e secretários/as de educação de municípios de 11 Estados participarão nos dias 30 junho e 01 de julho do Seminário Nacional Educar pra Valer 2022, a ser realizado na sede do Icetel, na cidade de Sobral, região Norte do Ceará. O Seminário irá proporcionar aos gestores municipais uma ampla programação de imersão no sistema educacional de Sobral, através da realização  de painéis, palestras, rodas de conversa, reuniões estratégicas e visitas técnicas às escolas municipais. 

 O evento é uma realização do programa Educar para Valer e da Associação Bem Comum (ABC), que tem como parceiros Fundação Lemann, Instituto Natura e B3 Social. Foram convidados a participar prefeitos, secretários de educação e equipes técnicas dos 48 municípios que possuem parceria com a ABC na implementação dos programas de alfabetização.

Conhecimentos, trocas de experiências e vivências práticas

Durante dois dias, os gestores públicos municipais conhecerão de perto o exemplo prático de como um município pode se transformar e oferecer educação de qualidade para todas as crianças. Em paralelo, os prefeitos e secretários de educação terão também a oportunidade de compartilhar as experiências vividas em seus municípios durante os momentos de rodas de conversas. 

A programação do Seminário terá atividades voltadas para dar subsídios aos gestores presentes para elevar a qualidade da alfabetização e aprendizagem das crianças em seus municípios; discutirá as dimensões administrativas que impactam a eficiência do sistema educacional; e apresentará as medidas de gestão que mudaram a política educacional de Sobral. Será realizada também uma palestra sobre a “Implementação de Políticas Educacionais e Equidade”, e os participantes acompanharão ainda uma apresentação sobre o Centro Lemann, centro de excelência com foco na redução de desigualdades educacionais no Brasil, idealizado pela Fundação Lemann e cuja sede em Sobral foi recentemente inaugurada. 

Sucesso de Sobral e do Educar pra Valer

O modelo aplicado em Sobral (CE) e desenvolvido por meio do programa Educar para Valer traz boas soluções para problemas educacionais e hoje serve de inspiração para municípios e Estados em todo o país. 

O programa foi elaborado pela Associação Bem Comum (ABC) a partir da experiência de sucesso da reforma educacional ocorrida há quase 20 anos em Sobral (CE), e no Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC), com a cooperação do Governo do Estado do Ceará.

Atualmente, a iniciativa está presente em 48 cidades brasileiras, contemplando mais de 580 mil alunos em 2.800 escolas municipais, com assessoria técnica gratuita para apoiar a implementação de boas práticas de gestão para garantir o ingresso, permanência e a excelência de aprendizagem das crianças nas escolas públicas; e contribuindo para a construção de políticas públicas educacionais que assegurem a alfabetização das crianças na idade certa e a aprendizagem adequada dos conteúdos nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 

Serviço: 

Seminário Nacional Educar pra Valer 2022

Data: 30 de junho e 01 de julho (quinta e sexta-feira)

Local: Sede do Icetel, em Sobral (CE)

Sobre a ABC:  

A Associação Bem Comum (ABC), fundada em 2018, é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, constituída sob a forma de associação civil, de caráter educacional, que tem como objetivo, dentre outros, contribuir para elaborar e/ou executar políticas públicas em áreas que promovam o desenvolvimento humano integral nos aspectos da educação. É formada por experientes profissionais da gestão pública com atuação na rede de escolas municipais e na gestão da educação dos diversos estados. Somos a instituição responsável pelos programas Educar pra Valer (EpV) e da Parceria pela Alfabetização em Regime em Colaboração (PARC), em parceria com outras conceituadas organizações não governamentais (ONGs). Saiba mais no site abemcomun.org. 

Sobre a Fundação Lemann: 

A Fundação Lemann acredita que um Brasil feito por todos e para todos é um Brasil que acredita no seu maior potencial: gente. Isso só acontece com educação de qualidade e com o apoio a pessoas que querem resolver os grandes desafios sociais do país. Nós realizamos projetos ao lado de professores, gestores escolares, secretarias de educação e governos por uma aprendizagem de qualidade. Também apoiamos centenas de talentos, lideranças e organizações que trabalham pela transformação social. Tudo para ajudar a construir um país mais justo, inclusivo e avançado. Saiba mais no site https://fundacaolemann.org.br

Sobre o Instituto Natura: 

O Instituto Natura é uma entidade social da Natura e foi criado em 2010 com o propósito de ampliar os investimentos em educação, realizados pela empresa desde 1995. A instituição apoia políticas públicas relacionadas à alfabetização e ao ensino médio, realizando iniciativas voltadas para a articulação do terceiro setor educacional e para o desenvolvimento das Consultoras de Beleza Natura. O investimento acontece por meio da venda dos produtos da linha Crer Para Ver, comercializada pelas Consultoras de Beleza Natura, sem lucro. Atualmente, o Instituto Natura atua em 22 estados, com iniciativas que envolvem mais de um 1,2 milhão de crianças e jovens por ano. Saiba mais no site https://www.institutonatura.org

Sobre a B3 Social: 

A B3 Social é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 2007, responsável pelas frentes de investimento social privado e voluntariado na B3, a bolsa do Brasil. Seu propósito é contribuir com a redução das desigualdades no país, apoiando projetos que busquem a melhoria estrutural da educação pública brasileira e atendam necessidades latentes das populações mais vulneráveis. Saiba mais no site www.b3.com.br/pt_br/b3/b3-social.


Mais informações para a Imprensa:

AD2M Engenharia de Comunicação                                                              

www.ad2m.com.br | (85) 3258.1001

Nayana Agrela – nayana@ad2m.com.br | (85) 9.8893.8968

Waldirene Lisboa – waldirene@ad2m.com.br | (85) 9.9669.5790

Mauro Costa – maurocosta@ad2m.com.br | (85) 9.8879.8474

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Fale conosco

contato@site.abemcomum.org

Avenida Washington Soares, 55 – Sala 707 
Torre Empresarial Iguatemi
Edson Queiroz  | Fortaleza – CE
Cep: 60.811-341

Todos os direitos são reservados a Associação Bem Comum

Desenvolvido por http://www.idesignce.tech/