
Em 2025, 12 dos 18 estados que integram a rede de parceiros da Associação Bem Comum irão coordenar, de forma autônoma, a aplicação da Avaliação de Fluência em Leitura — uma importante ferramenta para diagnosticar o nível de leitura de crianças do 2º ano do Ensino Fundamental.
Aplicada por meio de uma plataforma desenvolvida em parceria com o CAEd, a avaliação mede a capacidade dos estudantes de ler palavras e textos em Língua Portuguesa, permitindo identificar com precisão o estágio de leitura e orientar estratégias pedagógicas individualizadas.
Desde o início da parceria, a Bem Comum oferece apoio técnico às redes estaduais na implementação da avaliação. A transição para a gestão direta pelos estados marca um avanço no amadurecimento das políticas públicas de alfabetização. Este processo envolve desde a formação das equipes escolares no uso da plataforma, passando pelo cadastro de estudantes, organização dos cadernos de teste, aplicação e sincronização dos áudios, até a análise dos resultados por cada escola e estudante.
O Núcleo de Avaliação da Bem Comum tem atuado diretamente com os estados, oferecendo orientações e recomendações técnicas para apoiar essa nova etapa de consolidação das políticas de alfabetização, com foco na autonomia, qualidade e equidade na aprendizagem.