Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração
O que é ?
A Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC) é um programa criado em 2019 pela Associação Bem Comum com o propósito de apoiar o poder público estadual no desenho e implementação de uma política de melhoria da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental, com ênfase na alfabetização de crianças.
Inspirados no Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) do Ceará, buscamos o fortalecimento do Regime de Colaboração entre estados e municípios no processo educacional para que sejam criadas soluções específicas de âmbito estadual e local.
O intuito é promover transformações que virem política de estado, garantindo sua continuidade independentemente da alternância de governantes. O engajamento dos gestores municipais será imensamente potencializado pela liderança do Estado com o intuito de fortalecer o Regime de Colaboração, induzir um maior nível de compromisso e os mais competentes esforços para garantir a alfabetização das crianças na idade certa.
Hoje a PARC está em 15 estados brasileiros. São eles: Alagoas, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe. Estes estados totalizam 3.271 municípios e cerca de 2.804.880 alunos do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental da rede pública.
Como opera?
A proposta da parceria Parc está fundamentada na premissa de que o sucesso do Programa em cada estado depende de um desenho sistêmico que integre essas estratégias:
– Compromisso Político e Técnico;
– Cooperação e Incentivos;
– Avaliação e Monitoramento;
– Formação de Professores e Gestores;
– Material didático estruturado;
– Fortalecimento da Gestão Municipal e Escolar;
– Comunicação e engajamento pelo diálogo;
– Governança Participativa;
– Institucionalização;
Isso tudo levando para a alfabetização de todas as crianças até o final do 2° ano do Ensino Fundamental.
Tendo por base essas estratégias, apresentamos um modelo de componentes e macro ações como referência para a estruturação do Programa Estadual:
– Aplicação censitária de avaliação diagnóstica de leitura (fluência) no 2º ano do Ensino Fundamental no início do ano letivo;
– Assessoria para o desenho e estruturação do programa estadual. Contribuição para o desenho específico das principais ações do Programa, incluindo legislações, incentivos, lançamento, governança, formação de professores e gestores, material didático, avaliação e monitoramento, comunicação e engajamento, plano de trabalho das regionais;
– Formação das equipes técnicas da Secretaria e Regionais;
– Apoio nas atividades de implementação com até 2 articuladores locais residentes na secretaria (seleção Vetor Brasil);
O trabalho junto aos estados é desenvolvido por meio de prestação de serviços de consultoria e gestão pela Associação Bem Comum (ABC).
São três níveis de prestação de consultoria:
– Consultoria Estratégica;
– Consultoria Temática;
– Consultoria de Base Territorial;
Resultados alcançados
Com 2.804.880 alunos da rede pública dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental atendidos pelo PARC em 15 estados brasileiros: AP, PA, MA, PI, PB, PE, AL, SE, MT, MS, GO, ES, SP, PR, RS.
Municípios: 3.271
Professores anos iniciais: 197.950
Escolas públicas (estadual e municipal) anos iniciais: 47.648
Iniciados em 2019:
- 1. Amapá
- 2. Espírito Santo
- 3. Pernambuco
- 4. Sergipe
Iniciados em 2020:
- 5. Alagoas
- 6. Goiás
- 7. Maranhão
- 8. Mato Grosso do Sul
- 9. Piauí
Iniciados em 2021:
- 10. Mato Grosso
- 11. Rio Grande do Sul
- 12. Pará
- 13. Paraná*
- 14. Paraíba*
- 15. São Paulo*
* Estados estão em processo de desenho do programa para lançamento.