
Entre os dias 9 e 11 de setembro, o evento “Pontes para a Mudança: uma conexão entre Brasil e Índia”, organizado pela Fundação Lemann e Central Square Foundation, reuniu organizações brasileiras e indianas que trabalham com educação para uma troca de experiências sem precedentes. A iniciativa buscou conectar dois gigantes do Sul Global que têm apresentado avanços significativos em seus sistemas educacionais, promovendo diálogos sobre soluções inovadoras para desafios comuns de escala e diversidade.
Como parte da programação do evento, foi realizada uma visita técnica para que os enviados das organizações indianas pudessem conhecer, na prática, como funciona uma escola brasileira. A experiência foi realizada em duas escolas do município de Ferraz de Vasconcelos, onde a delegação indiana observou o funcionamento da educação pública brasileira e conheceu o programa Educar pra Valer, da Associação Bem Comum, focado no fortalecimento da alfabetização através do regime de colaboração.
A secretária municipal de Educação, Paula Trevizolli, e sua equipe receberam os visitantes para diálogos sobre estratégias de implementação, metodologias pedagógicas e monitoramento de resultados. Os representantes indianos demonstraram grande interesse pela experiência, fazendo diversas perguntas e prolongando as conversas até o final do dia.
O “Pontes para a Mudança” evidencia como a cooperação internacional pode acelerar a identificação de soluções eficazes na educação. A troca de experiências práticas entre países em desenvolvimento que enfrentam desafios estruturais similares representa uma estratégia valiosa para a melhoria dos resultados de aprendizagem e o fortalecimento dos sistemas educacionais.