Programa Educar pra Valer
*Gestores da rede pública municipal do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano)
**Dados do Censo 2020 e ***Dados do Censo 2021
O que é?
O Programa Educar pra Valer em parceria com a Fundação Lemann tem como propósito prestar assessoria técnica gratuita aos municípios partícipes para apoiá-los na implementação de boas práticas de gestão, consiste no apoio técnico a alguns municípios brasileiros com graves problemas educacionais que queiram se comprometer com medidas de gestão educacional e pedagógica para garantir o ingresso, permanência e a excelência de aprendizagem das crianças nas escolas públicas. O programa foi elaborado pela Associação Bem Comum (ABC) a partir da experiência de sucesso da reforma educacional ocorrida há quase 20 anos em Sobral/CE, e no Programa Alfabetização na Idade Certa, com a cooperação do governo do Estado do Ceará, e dos resultados educacionais colhidos hoje. O programa se iniciou em 2018 com atuação em 5 municípios brasileiros. Em 2019, houve a expansão para mais 18 municípios, totalizando 23. Em 2021, a previsão era de seleção de mais 25 municípios (7 em janeiro e 20 em setembro), totalizando 48 municípios.
Como opera?
O programa atua, junto ao município, a fim de melhorar o rendimento e o desempenho dos alunos durante o período de vigência do Educar pra Valer, por meio do desenvolvimento da gestão municipal. A atuação do programa consiste na promoção de cinco eixos básicos: Gestão da rede, Gestão pedagógica, Formação, Acompanhamento e Sustentabilidade.
O programa se realiza na construção de uma política pública educacional que assegure a alfabetização das crianças na idade certa e a aprendizagem adequada dos conteúdos nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Realizando uma avaliação diagnóstica para estudo da realidade atual de cada rede e, então, constrói conjuntamente com a gestão educacional um plano de ação em que são elencadas ações prioritárias para condução do trabalho da comunidade escolar com foco na aprendizagem dos estudantes. Ademais, para garantir a sustentabilidade das ações, são previstas ações relacionadas à promulgação de leis e instituição de incentivos às escolas e/ou profissionais que atingiram as metas. Além disso, prevê articulação com associações e instituições locais que possam contribuir com a educação pública.
Galeria
Bem Comum promove Formação em Educação para as Relações Étnico-Raciais em Salvador
Seminário Regional: Bem Comum realiza 2o encontro em Recife (PE)
ABC realiza primeiro encontro integrado com prefeitos do Maranhão
Caminhos da Educação: Programa de alfabetização de Feira de Santana (BA) foi lançado na última sexta-feira (24)
Princesa Isabel (PB) homenageia professores e celebra resultados de aprendizagem dos estudantes
Protegido: Seminário reúne 270 prefeitos, secretários e técnicos para debater políticas de alfabetização
Vídeos
Municípios Parceiros Educar pra Valer
Maceió
Macapá
Santana
Salvador
Alagoinhas
Camaçari
Feira de Santana
Guanambi
Mata de São João
Porto Seguro
Simões Filho
Vitória da Conquista
Caucaia
Fortaleza
Vitória
Cachoeiro de Itapemirim
Linhares
Nova Venécia
Vila Velha
São Luís
Barreirinhas
Itapecuru Mirim
Paço do Lumiar
Timon
Vargem Grande
Benevides
João Pessoa
Cabedelo
Cajazeiras
Conde
Mamanguape
Monteiro
Patos
Princesa Isabel
Queimadas
Sousa
Igarassu
Olinda
Paulista
Pesqueira
Salgueiro
Serra Talhada
Novo Hamburgo
Aracaju
São Cristóvão
Ferraz de Vasconcelos