Promovido por Aliança pela Alfabetização, em parceria com o CAEd, o encontro acontecerá em Fortaleza/CE promoverá debates e reflexões sobre temas atuais relacionados à alfabetização de crianças na idade adequada
Nos dias 6 e 7 de agosto, a Associação Bem Comum, em parceria com a Fundação Lemann, Instituto Natura (Aliança pela Alfabetização) e Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), realizará o Seminário Nacional pela Alfabetização. O evento acontecerá no Gran Mareiro Hotel e vai reunir especialistas nas temáticas relacionadas aos programas, intelectuais, lideranças políticas, gestores públicos, pesquisadores e estudiosos da educação de todo o país para debater os avanços, desafios e estratégias para alfabetizar todas as crianças na idade certa através do Regime de Colaboração.
O seminário ocorre em um momento estratégico, em que o Brasil apresenta sinais consistentes de avanço no campo da alfabetização infantil. Segundo o Indicador Criança Alfabetizada (ICA), divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2024, 59,20% dos estudantes estavam alfabetizados aos 7 anos, no 2º ano do Ensino Fundamental, um número superior ao ano de 2023, que foi de 56%. Esse avanço é atribuído à retomada de políticas públicas estruturantes, como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), que tem promovido investimentos robustos em formação docente, avaliação diagnóstica e assistência técnica a estados e municípios.
Cerca de 75% dos municípios brasileiros com mais de 5 mil habitantes melhoraram seus resultados de alfabetização entre 2021 e 2023, demonstrando que os investimentos em formação continuada de professores, avaliações diagnósticas e apoio técnico têm surtido efeito nos territórios. Destaque para Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Piauí, que apresentaram um aumento de 12,26 pontos percentuais, 8,42 e 7,34, respectivamente, assim como Goiás, Mato Grosso e Espírito Santo, que também superaram as metas estabelecidas para o ano. Os números das capitais também cresceram, em especial Fortaleza, Vitória e Goiânia, com 74,81%, 73,2% e 69,49% de crianças alfabetizadas, respectivamente.
O evento promoverá discussões com participação de representantes do MEC, Instituto Natura, Fundação Lemann, CAEd e autoridades
Com o objetivo central de promover debates e reflexões sobre temas atuais relacionados à alfabetização de crianças na idade adequada, o Seminário é voltado para representantes dos estados e municípios, bem como outros parceiros institucionais.
A programação contará com palestras, painéis temáticos, relatos de experiências impactantes e mesas redondas, envolvendo nomes de destaque como o ministro da Educação, Camilo Santana, o secretário de Educação do Rio de Janeiro e Presidente do Consec, Renan Ferreirinha, a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, o presidente do Inep, Manuel Palacios, além de governadores, senadores, prefeitos, secretários estaduais e municipais de educação e lideranças de fundações e institutos que atuam na área.
“A alfabetização é um compromisso ético, social e federativo. Para avançarmos com equidade e qualidade, precisamos comunicar melhor as políticas públicas e fortalecer a mobilização de todos os setores da sociedade”, afirma Veveu Arruda, diretor presidente da Associação Bem Comum.
Entre os pontos altos do Seminário Nacional pela Alfabetização, marcado para os dias 6 e 7 de agosto, estão a mesa de abertura com autoridades nacionais e regionais da Educação, painéis temáticos sobre avaliação em larga escala, formação continuada de professores e liderança educacional, além de rodas de discussão sobre comunicação estratégica, mobilização social e inclusão escolar. O evento também inclui apresentações culturais e será encerrado com falas institucionais de representantes do Ministério da Educação (MEC), Instituto Natura, Fundação Lemann e CAEd, consolidando o alinhamento interinstitucional em prol da alfabetização das crianças na idade certa.
O Seminário marca um momento importante de troca entre diferentes esferas da gestão pública e reafirma o papel da comunicação como elemento central para o engajamento das famílias, educadores e gestores em torno da alfabetização como prioridade nacional.
Para saber mais sobre a programação e inscrições para assistir à transmissão online, basta acessar aqui.
Seminário Nacional pela Alfabetização
Data: 06 e 07 de Agosto (quarta e quinta-feira)
Horário: de 9h às 17h (horário de Brasília)
Local: Gran Mareiro Hotel
Sobre a Associação Bem Comum
A Associação Bem Comum (Bem Comum), fundada em 2018, é uma organização da sociedade civil que tem o objetivo de contribuir para elaborar e/ou executar políticas públicas em áreas que promovam a alfabetização de crianças na idade certa. É formada por experientes profissionais da gestão pública com atuação na rede de escolas municipais e na gestão da educação em diversos estados. Para mais informações: https://abemcomum.org
Sobre o Instituto Natura
Criado em 2010, o Instituto Natura almeja transformar a educação pública, garantindo uma aprendizagem de qualidade para todas as crianças e jovens nos seis países da América Latina em que está presente (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru). Também como forma de atuação, se dedica ao desenvolvimento educacional das Consultoras de Beleza Natura e Avon e trabalha em conjunto com inúmeros parceiros no poder público, no terceiro setor e na sociedade civil. Desde 2024, o instituto ampliou sua atuação para a defesa dos direitos fundamentais das mulheres, desenvolvendo iniciativas voltadas à conscientização sobre o câncer de mama e ao combate à violência contra meninas e mulheres por meio do apoio da Avon, que historicamente tem sido uma parceira comprometida e continua apoiando as ações do Instituto Natura nessa causa.
Sobre a Fundação Lemann
A Fundação Lemann é uma organização filantrópica familiar, independente e apartidária, que desde 2002 fortalece a educação pública e apoia o desenvolvimento de lideranças diversas e representativas. Juntos, somamos forças com organizações, especialistas e Centros de Pesquisa, investimos em iniciativas inovadoras e produzimos conhecimento aplicado para impulsionar mudanças sistêmicas. Até 2031, nossas ações estão focadas na alfabetização no tempo adequado, na recomposição das aprendizagens com equidade racial e na conexão de lideranças comprometidas com a transformação do Brasil. Para saber mais sobre a Fundação Lemann acesse o site.
Sobre o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd/UFJF)
O CAEd, órgão suplementar da Universidade Federal de Juiz de Fora, é referência em avaliação educacional em larga escala, formação de gestores da educação pública e desenvolvimento de tecnologias de gestão escolar. Com foco em pesquisa e produção de medidas de desempenho e fatores relacionados à aprendizagem dos estudantes, o CAEd atua em parcerias com o governo federal, as redes municipais e estaduais de ensino e instituições e fundações brasileiras e estrangeiras da área educacional. E esse trabalho está prestes a completar 25 anos. Inseridos em diferentes contextos, os projetos e as ações têm um objetivo comum: garantir a todas as crianças e a todos os jovens o seu direito de aprender.
Mais informações para a Imprensa:
Camila Lima | camilalima@ad2m.com.br | +55 (85) 99633.0981
Waldirene Lisboa | waldirene@ad2m.com.br | +55 (85) 99669.5790
Mauro Costa | maurocosta@ad2m.com.br | +55 (85) 98879.8474