ABC promove visita técnica de cinco Estados ao Ceará para troca de experiências

A Associação Bem Comum (ABC) promoveu, nos dias 7 a 9 de junho, a visita de uma comitiva formada por gestores e técnicos das Secretarias de Educação do Amapá, Goiás, Mato Grosso do Sul, Piauí e Sergipe para troca de experiências sobre o regime de cooperação com os municípios nas ações em prol da alfabetização na idade certa. O intercâmbio foi coordenado pela Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (Parc).

Na terça-feira (07), os convidados foram à Sobral para conhecer a fundo a trajetória política e educacional que levou o município a ter resultados sólidos na educação e as diferentes estruturas e equipes que atuam na política de cooperação, como a Secretaria Municipal de Educação, Regional da Seduc Ceará (Crede), Casa da Avaliação Externa e a Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege).

No dia 08, em Fortaleza, a comitiva foi recebida pela Secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela, pelo Secretário Executivo de Cooperação com os Municípios, Márcio Brito, e pela Coordenadora de Cooperação com os Municípios para Desenvolvimento da Aprendizagem na Idade Certa, Bruna Leão. O Diretor Executivo da ABC, Veveu Arruda e a diretora da Parc, Conceição Ávila, participaram do encontro. A agenda do dia foi concluída com uma reunião com a Governadora do Ceará, Izolda Cela, no Palácio da Abolição.

Foto: Carlos Gorila 02
Foto: Carlos Gorila

Também participaram do intercâmbio os secretários de Educação de Sergipe, Josué Modesto Subrinho; e do Amapá, Neurizete Oliveira; a Superintendente da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Estado de Goiás, Gisele Pereira; da Coordenadora do Programa de Alfabetização no Estado do Piauí, Gabriela Santos; e da Coordenadora de Formação Continuada dos Profissionais da Educação do Mato Grosso do Sul, Alessandra Ferreira, dentre outros técnicos.

A visita técnica foi concluída na manhã de quinta-feira (09) com uma reunião no escritório da ABC.

O intercâmbio entre Estados parceiros é uma das ações realizadas pela Parc com o intuito de promover troca de experiências exitosas para melhoria da educação brasileira. Outros momentos como este serão organizados no decorrer de 2022.

A evolução de Sobral

O município de Sobral ganhou destaque pelas políticas de ensino e taxas de alfabetização na idade certa, saindo de um dos piores resultados do país e conquistando os melhores indicadores educacionais do Brasil, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb), o que o levou a ser modelo reconhecido nacional e internacionalmente.

Fontes:
Assessorias de Comunicação da Seduc Ceará e Prefeitura de Sobral.

https://www.sobral.ce.gov.br/informes/principais/politica-educacional-de-sobral-e-apresentada-para-comitivas-dos-estados-de-amapa-goias-mato-grosso-do-sul-piaui-e-sergipe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco

comunicacao@abemcomum.org
Avenida Washington Soares, 55 - Sala 707
Torre Empresarial Iguatemi Edson Queiroz
Fortaleza - CE
Cep: 60.811-341

a ABC

Programas

Conteúdos

Todos os direitos são reservados a Associação Bem Comum

Desenvolvido por http://www.idesignce.tech/
Pular para o conteúdo