Avaliações de fluência são aplicadas para 700 mil estudantes de 2º ano em 12 estados

Escolas promovem campanhas de incentivo à participação nas avaliações

Os estados que integram a Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (Parc) estão realizando as avaliações de fluência leitora dos seus estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. Com o resultado das avaliações, os educadores e escolas terão um diagnóstico preciso sobre quais habilidades e competências os estudantes dominam e quais ainda precisam ser consolidadas para que estes alunos cheguem ao fim do ano lendo com fluência.

De 21 a 31 de março, foram aplicadas as avaliações para os estudantes dos estados de Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Paraná e Goiás. Já os estudantes de Alagoas, Sergipe e Teresina-PI farão as avaliações de 4 a 14 de abril. E os estudantes de Pernambuco e Rio Grande do Sul farão as provas de 18 a 28 de abril.

A avaliação é feita com cada um dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. O professor grava o áudio do estudante lendo palavras, frases, um texto para avaliar a fluência de leitura (velocidade, precisão e prosódia: ritmo e entonação) e ao fim o aluno responde a perguntas sobre o texto para avaliar sua compreensão textual. São consideradas fluentes aquelas crianças que conseguem ler, no âmbito do texto, no mínimo, 65 palavras por minuto com 90% de precisão.

Aplicação da avaliação de fluência no Pará

Os áudios gravados são avaliados por uma equipe treinada e os resultados são sistematizados em uma plataforma. Assim, as Secretarias de Educação terão os resultados de cada escola, cada turma e cada estudante para que possam desenvolver estratégias focadas na dificuldade específica detectada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco

comunicacao@abemcomum.org
Avenida Washington Soares, 55 - Sala 707
Torre Empresarial Iguatemi Edson Queiroz
Fortaleza - CE
Cep: 60.811-341

a ABC

Programas

Conteúdos

Todos os direitos são reservados a Associação Bem Comum

Desenvolvido por http://www.idesignce.tech/
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo