No dia 29 de maio, o MEC, através do INEP, iniciou a primeira etapa de coleta de dados do Censo Escolar 2024. Os responsáveis pelas escolas e redes de ensino devem declarar os dados no Sistema Educacenso até 31 de julho.
A Associação Bem Comum acredita que um dado de extrema relevância para a criação e execução de políticas públicas eficazes e equitativas é a identificação étnico-racial. A identificação da raça/etnia dos estudantes é, na maioria das vezes, esquecida ou incorretamente informada pelos pais ou responsáveis por inúmeros motivos. Conhecer a realidade étnico-racial das nossas crianças é essencial para um acompanhamento preciso dos indicadores educacionais, dentre eles, o índice de crianças alfabetizadas e as distorções entre os alunos de diferentes raças e etnias.
Por isso, a Bem Comum propõe aos nossos territórios parceiros – Estados e Municípios – a execução de uma campanha com o foco de aumentar a identificação étnico-racial no Censo Escolar 2024.
A Bem Comum preparou peças publicitárias direcionadas aos pais e responsáveis para que busquem a Secretaria Escolar e realizem a atualização dos dados informados no momento da matrícula, com foco na identificação da raça/cor dos estudantes.
Antes da execução da campanha, o território deve verificar como está sendo feita a atualização do Censo Escolar no seu estado/município, em especial, se o sistema da escola/município/estado estará aberto para esta atualização de dados.
Além disso, toda a rede deve ser informada sobre esta campanha e sobre o prazo do Censo Escolar, em especial diretores e secretaria escolar.
Acesse aqui o Guia da Campanha com todos os materiais de divulgação.
Para mais informações:
José Paulo Araújo
josepaulo@abemcomum.org
Carol Avendaño
carolineavendano@abemcomum.org